quinta-feira, 21 de abril de 2011

Para comemorar o Dia do Observador de aves de 2011, o CEO apresenta...

Dia 28 de abril: Dia do Observador de Aves


O Observador de Aves já pode ser considerado hoje no Brasil como um grupo significativo e crescente de pessoas com um perfil bem definido de interesses e práticas, a exemplo do chamado birdwatcher, dos países de língua inglesa. É então interessante, para marcar junto à sociedade a presença desse grupo de pessoas, a instituição do Dia do Observador de Aves.

Assim o Centro de Estudos Ornitológicos decidiu promover essa campanha pela instituição desse dia. A data não conflitará com o Dia da Ave, 5 de outubro, já instituído legalmente em nosso país, já que neste caso o foco de interesse e de comemoração são as aves. No Dia do Observador de Aves o homenageado é a pessoa que se dedica a essa prática.



O dia 28 de abril, foi escolhido pois foi nesta data que Pero Vaz de Caminha fez as primeiras observações de aves documentadas em território brasileiro, em 1500, conforme consta em sua famosa carta ao rei de Portugal. É essa, portanto, a primeira informação de alguém que parou para contemplar as aves de nosso país bem como a primeira notícia dada ao ao Velho Mundo, da riqueza de nossa avifauna:

"Enquanto andávamos nessa mata a cortar lenha, atravessavam alguns papagaios essas árvores; verdes uns, e pardos, outros, grandes e pequenos, de sorte que me parece que haverá muitos nesta terra. Todavia os que vi não seriam mais que nove ou dez, quando muito. Outras aves não vimos então, a não ser algumas pombas-seixeiras, e pareceram-me maiores bastante do que as de Portugal. Vários diziam que viram rolas, mas eu não as vi. Todavia segundo os arvoredos são mui muitos e grandes, e de infinitas espécies, não duvido que por esse sertão haja muitas aves!"


Em comemoração ao Dia do Observador de aves de 2011 (28/04), o Centro de Estudos Ornitológicos propõe as seguintes atividades, para serem feitas por qualquer cidadão:

1. Pare pelo menos uns 10 minutos em algum lugar onde possa observar as aves. Pode ser a janela de sua casa, uma praça no caminho para o trabalho ou na hora do almoço ou mesmo, quem sabe, da janela do trabalho. Veja o que elas estão fazendo, o que estão comendo, como se comportam. Já tinha visto essas aves? Sabe o nome delas? Se souber, procure mais informações sobre essas espécies na internet. Se não souber, tente descobrir procurando-as em sites de fotos de aves, como o Wikiaves.

2. Fotografe uma ou mais aves em tua cidade que ainda não tenham sido fotografadas e postadas no site Wikiaves. Poste as fotos nesse site, desta forma estará contribuindo para o registro de uma ou mais espécies de ave desta cidade.

3. Mande para pelo menos um amigo uma mensagem informando sobre o evento Avistar que ocorrerá no mês de maio em São Paulo. Mesmo que ele não possa vir, poderá saber pelo site que já existe um movimento significativo dos observadores de aves (birdwatchers) em nosso país. Quem sabe ele não se interessa também por isto?

4. Mas se você já é um observador de aves, e está decidido a um programa mais "hard" então aceite o desafio de fazer um “Big Day”: vá para algum lugar, de preferência uma área natural, levante antes do clarear o dia e passe o dia inteiro (parta apenas à noite noite) observando e registrando as espécies de aves que vir ou ouvir. Só vale de zero hora às 24 horas do dia em questão. Se não puder fazer isto no dia 28 de abril, que cairá numa quinta-feira, faça no sábado ou domingo seguintes. Gostaríamos de receber as listas produzidas no Centro de Estudos Ornitológicos. O recorde que temos registrado para o sudeste do Brasil nesse tipo de atividade no estado de São Paulo é de 180 espécies (Miracatu, SP) e no Brasil é de 225 espécies (Parque Nacional do Viruá, RO). Vamos derrubar esses recordes!

Clique aqui para saber o que você precisa para se tornar um verdadeiro Observador de Aves. 

Redação CEO

5 comentários:

  1. Muito legal! É muito bom fazer parte disso tudo!! Parabéns pelo vídeo!!
    Amarildo Jordão

    ResponderExcluir
  2. Só mais um detalhe: creio que a espécie que aparece aos 3:35, seja o Bico de veludo e não a Saíra amarela fêmea.
    Abç
    Amarildo Jordão

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo vídeo Silvia, ficou ótimo!
    Abs,
    Evaldo

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo vídeo Silvia.
    Ficou ótimo!

    Abs,
    Evaldo

    ResponderExcluir