quarta-feira, 28 de março de 2007

Cobras, aves e jipeiros no Morro Grande

A Reserva Florestal do Morro Grande, na região de Cotia e Itapecerica da Serra, é sempre uma boa opção para um passeio de observação de aves, por sua proximidade com a cidade de São Paulo e por ter uma extensão considerável. Uma estrada que percorre o limite da reserva permite um fácil percurso e nesse trajeto muitas espécies de aves e outros animais já podem ser observados.


Logo no início de nosso passeio, observamos algumas espécies que responderam bem ao play-back, como esse surucuá-de-peito-azul, Trogon surrucura, atraído pela imitação de sua voz.



Ou esse patinho, Platyrinchus mystaceus, que aproximou-se de nós a uma distância inferior ao foco mínimo da fotográfica!



De vez em quando um parada para observar os belos detalhes de alguma planta.

Ou de algum inseto.


A estrada que margeia a reserva tem sido utilizada há bom tempo por jipeiros, o que a tornou transitável apenas por eles. Ultrapassaram bravamente esses buracos encharcados e depois pararam para um descanso no meio da trilha, com direito a cervejas e um churrasco!


No final da tarde, já retornando pela trilha, uma bela cena de uma correição de formigas mudando de casa, levando junto os ovos e pupas. Para isso, construíram antes uma verdadeira via elevada, as próprias formigas se ajuntando umas sobre as outras, em toda falha no nível da serapilheira, para permitir que as carregadoras de ovos e pupas passassem por sobre elas, ultrapassando assim essas barreiras com total facilidade.

Olhos já cansados de procurar aves nas copas das árvores, ainda fomos agraciados com mais esse flagrante da biodiversidade do Morro Grande.



Texto: Luiz Fernando Figueiredo
Fotos: Arthur Macarrão

Nenhum comentário:

Postar um comentário