segunda-feira, 21 de março de 2011

Equipe do Centro de Estudos Ornitológicos visita a Reserva Biológica Tamboré

Grupo do CEO visita a Reserva Biológica Tamboré
No dia 19 de fevereiro de 2011, um grupo de 13 integrantes do Centro de Estudos Ornitológicos (CEO) esteve na Reserva Biológica Tamboré para observar e registrar espécies de aves.

A visita foi guiada pelos assessores do Instituto Brookfield que atuam na gestão da reserva e também contou com a participação de biólogos do Departamento de Meio Ambiente de Santana de Parnaíba.

Um dos integrantes do grupo, Arthur Macarrão Montanhini, já havia trabalhado com o Instituto – é um dos fotógrafos responsáveis pelas imagens do Guia das Aves da Reserva Biológica Tamboré.

Na visita, o grupo pode observar e/ou ouvir o canto de 42 aves, sendo que duas delas ainda não haviam sido identificadas na Reserva: gavião-pega-macaco (Spizaetus tyrannus) e pica-pau-dourado (Piculus aurulentus).
Pica-Pau-Dourado - Foto: Amarildo Jordão
O pica-pau-dourado é uma ave florestal, encontrada no leste e sul do Brasil, bem como na Argentina e Paraguai. A ave mede cerca de 20 cm de comprimento e possui duas faixas amarelas do lado da cabeça e vértice vermelho.
Também uma ave florestal, o gavião-pega-macaco, mede entre 58 a 72 cm. As fêmeas chegam a pesar até 6,5 kg. Quando adultos, os gaviões-pega-macaco apresentam plumagem preta e o dorso marrom escuro, além de um penacho em forma de coroa.

Com essas duas descobertas o município de Santana de Parnaíba passa a contar com 200 espécies de pássaros (segundo levantamento do biólogo Amarildo Jordão, que atua no Departamento de Meio Ambiente).

Gavião-Pega-Macaco - Foto: Victor Chain
De acordo com o grupo, a Reserva Biológica Tamboré está bem conservada, o que é demonstrado pela diversidade de espécies de aves identificadas. Notícia que é motivo de comemoração e orgulho para nós do Instituto Brookfield.

Sobre o CEO
O Centro de Estudos Ornitológicos é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem como uma de suas principais missões o reconhecimento da avifauna no estado de São Paulo.

Seu principal objetivo é congregar pessoas interessadas na observação de aves, ornitologia e temas relacionados. Ornitologia é uma área da biologia que se dedica ao estudo das aves, relacionando o espaço onde vivem, seus costumes e como diferem entre si.

O CEO contribui para a conservação da natureza em geral e das aves em particular e colabora para a educação ambiental da população.

Para isso, o Centro de Estudo Ornitológicos realiza excursões de observação e registro de aves, contribuindo para o conhecimento da biodiversidade do Estado e das próprias áreas visitadas, devolvendo para elas listagens das aves encontradas, ajudando na conservação dessas áreas e realizando trabalhos de educação ambiental locais.

Saiba mais: www.ceo.org.br
Fonte: Instituto Brookfield

Nenhum comentário:

Postar um comentário