A colorida saíra- de- lenço posou para a capa do "Guia de aves Mata Atlântica Paulista / Guide to the Birds of São Paulo’s Atlantic Forest". Organizado pela Ong WWF-Brasil em parceria com a Fundação Florestal da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, a publicação destaca 48 aves avistadas com frequência no bioma, conta a turismóloga. Entrevista Anna Carolina Lobo- coordenadora de ecoturismo da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo:
"A idéia inicial era escolher as espécies mais avistadas no maior contínuo de mata atlântica do estado de São Paulo que é onde fica a Serra do Mar e a Serra de Paranapiacaba, que acaba pegando o norte de São Paulo até o sul da divisa com o Paraná.
A observação de aves é um tipo de atividade que a gente quer muito que aumente no estado de São Paulo, o tipo de visitante que a gente mais quer ter nas unidades de conservação, porque assim o visitante ele aprende sobre a ave e procura preservar. quanto mais você conhece mais você preserva."
Para estimular o turismo de observadores de aves o guia é bilíngue: em português e inglês. Traz informações básicas: o nome popular, o científico , tamanho da ave, época de reprodução e´areas de ocorrência da espécie.
Entrevista Anna Carolina Lobo- coordenadora de ecoturismo da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo:
"Um diferencial do guia é que tem uma área, é "rachurada" que mostra onde as aves podem ser avistadas , se é na copa das árvores, se elas tem hábitos rasteiros, se fica perto das casas, mais no interior da mata"
Entrevista Anna Carolina Lobo- coordenadora de ecoturismo da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
"A gente espera atrair as pessoas que não tem o costume de fazer observação de aves para esta atividade e desta forma que elas consigam evoluir mais neste assunto , aprofundar mais e valorizar a importância da Mata Atlântica para a conservação das espécies de avifauna, fauna."
Pesta à venda em alguns parques, entre eles no Villa-Lobos, na região oeste, e no Horto Florestal, no norte da capital paulista.
Guia de aves da Mata Atlântica de São Paulo
informações:tel(11) 2997-5061
Esta à venda em alguns parques,entre eles ,no Parque Villa Lobos, na região oeste , e no Horto Florestal,no norte da capital paulista.
Autor: Editora-Chefe:Vera Diegoli. Reportagem:Márcia Bongiovanni. Imagens: Thiago Capelle. Auxiliar: Erinaldo Clemente. Pauta: Marici Arruda. Edição de Texto: Alexandre Redondo. Edição de Imagens: João Kralik.
Para baixar o guia, clique no link abaixo com o botão direito do mouse e selecione a opção "Salvar como...".
Download do Guia de Aves da Mata Atlântica Paulista.
Reporter ECO
Nenhum comentário:
Postar um comentário