domingo, 3 de julho de 2011

O garoto, o jovem e o sábio.

Ontem foi um dia muito especial. Emocionante.

O Museu de Zoologia da USP promoveu um encontro memorável para comemorar o lançamento do livro do Rolf Grantsau e reuniu representantes de 3 gerações da ornitologia brasileira: Um garoto de 10 anos, um jovem de 25 anos e um sábio de 83 anos.

O Garoto

O garoto, João Couto, começou aos 8 anos e é extremamente dedicado, assíduo frequentador não apenas do Wikiaves mas também do Museu de Zoologia e da fazenda do Avô - e essa multiplicidade de referências é muito importante. Não há palaras para descever o brilho nos olhos desse menino. Aqui um trechinho de sua fala:


(infelizmente não consegui um bom local para posicionar a câmera...sorry):



O Jovem

A apresentação seguinte foi de um jovem de 25 anos, o CEO, que se expressou pela voz de Luiz Fernando. Mostrou que apesar da pouca idade, tem um curriculum excepcional de realizações e uma obra considerável. Mostrou também a importância de continuarmos esse trabalho e fortalecer a entidade. É uma grande alegria ver que a grande obra do Luiz Fernando, da Cida e de todos pioneiros do CEO está viva e atuante.
Melhor ainda é ver que seu vigor aumenta a cada dia, com novas lideranças e capacidade de realização. Aqui um trechinho da apresentação do CEO:


(infelizmente não consegui um bom local etc.. etc... etc... ...sorry)


O Sábio

Por fim falou o Sábio...
Do alto de seus 80 e tantos anos, Rolf Grantsau é daqueles sábios envolventes, que nos enchem de coragem. Rolf é um naturalista completo, um ser humano raro. Possui um saber distinto, conquistado com com muito trabalho e dedicacão.


Rolf sabe porque viu, porque estudou cada detalhe, mais do que isso, a sua mão também sabe, porque desenhou, mediu, apalpou, cutucou, empalhou, contou, comparou...Para cada espécie que desenhou, Rolf conjugou uma dezena de verbos cognitivos... e não foram milhares e sim dezenas de milhares de espécies.

Difícil argumentar contra esse saber, isso talvez o torne um Sábio duro e ranzinza, que dispara sua metralhadora giratória onde quer que veja uma imperfeição, um engano, ou qualquer coisa que contrarie a magnifíca ordem natural. Pode ser, mas de minha parte só consigo ter carinho e agradecimento.

Uma tarde com Darwin
Passar uma tarde com Rolf é como tomar um chá com Charles Darwin.

Aqui um trechinho de sua fala:


(infelizmente, a câmera... etc.. etc... etc... ...sorry)

Aqui um outro trecho do Rolf, na abertura do Avistar2007:


(Aqui tá um pouco melhorzinha... a câmera...)

Obra Magna

O livro de Rolf é uma obra Magnífica, é um livro denso, enorme, todo ilustrado e com chave de identificação de todas as espécies. Valeu a pena esperar todo esse tempo por seu lançamento. Aqui faço um brinde a coragem do Haroldo Palo Jr. e de sua editora Vento Verde em fazer essa edição, de alto custo financeiro e com totdas as dificuladades de editar livros no Brasil.

Uma frase

"A fotografia representa um momento, a ilustração resume todo um processo de estudo e aprendizagem de uma espécie." Rolf

Gerações da Ornitólogia Brasileira

...é um nome bem apropriado ao evento, pois ao mesmo tempo que fala das diferentes gerações, fala também do processo de criação da ornitologia e dos ornitólogos e observadores.

Parabéns a todos!

ao Museu de Zoologia da USP pela iniciativa e realização
ao João, pelo amor e dedicação e aos seus Pais pelo decidido apoio e incentivo.
ao CEO por sua juventude e capacidade de realização,
ao Luiz Fernando pelo seu trabalho,
Parabéns pra todos nós que amamos as aves.

É Nois!

pra acabar de cumpletar!

Esse filme aqui passou no Avistar2009 e expressa um pouco a relação de aprendizado geracional, que está na essência dessa conversa. Trata-se de criar essa relação das pessoas com a natureza. E isso começa na infância... mas lembre-se a infância é o outro nome da nossa capacidade de apredender e isso PODE e DEVE se prolongar pro resto da vida. É isso que a observação de aves nos ensina.


(é meio publicitáriozão, mas eles capricharam nas imagens)

guto carvalho.










3 comentários: