sábado, 15 de outubro de 2011

Excursão de observação de aves a Fazenda Bacury e Tanquã

Nos dias 7, 8 e 9 de outubro de 2011, doze membros do CEO realizaram uma excursão de observação de aves na Fazenda Bacury (Anhembi) e região do Tanquã (Piracicaba). A equipe hospedou-se na fazenda Bacury, de propriedade do casal Carlos Leôncio e Silene.

Fazenda Bacury (Foto: Luiz Fernando Figueiredo)
© 2011 All right reserved 
Fazenda Bacury (Foto: Silvia Linhares)
© 2011 All right reserved
Essa fazenda é resultado do desdobramento da fazenda Barreiro Rico, famosa por ser talvez a localidade do estado de São Paulo melhor estudada ornitologicamente, tendo sido visitada por um grande número de ornitólogos e observadores de aves.

O antigo proprietário, José Carlos Reis de Magalhães, pai do Carlos Leôncio, também era um grande admirador das aves e escreveu o livro Aves da Fazenda Barreiro Rico, onde dá informações preciosas sobre a avifauna dessa localidade.

Como foi também um local onde se realizou um grande número de coletas de espécimes para o Museu de Zoologia da USP, o livro de José Carlos tem informações inéditas sobre a coloração das partes nuas dos espécimes coletados, além de pesos de gônadas e outras informações sobre a biologia das espécies. Já ao redor da sede da fazenda foi possível observar um grande número de espécies e fotografá-las.

A mata da fazenda é cortada por uma extensa trilha, que permite percorrê-la com facilidade, o que possibilitou também visitá-la à noite para observação da rara Corujinha-sapo, Megascops atricapillus.
Corujinha-sapo (Foto: Amarildo Jordão)
© 2011 All right reserved

Junto a esta trilha, foram construídos dois observatórios de aves, onde os observadores podem ficar escondidos e assim terem interessantes flagrantes de espécies florestais, como a Jacupemba, Penelope superciliaris, além de mamíferos que vêm comer milho e lamber sal em uma ceva. Um total de 69 espécies de aves foram vistas e/ou ouvidas durante os dois dias de permanência da equipe nessa fazenda.
Savacu jovem (Foto: Célia Moretti)
© 2011 All right reserved
Desta base a equipe visitou a localidade de Tanquã, onde utilizaram três barcos alugados de barqueiros locais para percorrer o rio Piracicaba, que nessa região forma uma grande área alagada, com diversas lagoas, criando-se uma espécie de pantanal que atrai uma enorme quantidade de aves aquáticas e ribeirinhas.

Aí foi possível ver e fotografar espécies muito interessantes, como o marrecão, Netta peposaca, ave mais comum no sul do país e que expandiu sua distribuição até o estado de São Paulo, sendo o Tanquã a única localidade onde tem sido registrada ultimamente.

Aves em debandada (Foto: Carlos Eduardo Godoy)
© 2011 All right reserved
Além do Tuiuiú, Jabiru mycteria, do Cabeça-seca, Mycteria americana, e de um grande número de marrecas, principalmente Irerês, Dendrocygna viduata, Marreca-caneleira, Dendrocygna bicolor, Asa-branca, Dendrocygna autumnalis, e outras mais raras como a Marreca-cricri, Anas versicolor e o Marrecão, Netta peposaca.
Marrecão (Foto: Luciano Monferrari)
© 2011 All right reserved
Colhereiros (Foto: Carlos Eduardo Godoy)
© 2011 All right reserved
Tuiuiú (Foto: Silvia Linhares)
© 2011 All right reserved
Também um interessante flagrante de três filhotes do Carão, Aramus guarauna. Um total de 56 espécies de aves foram avistadas durante os dois passeios de barco realizados no Tanquã. Essa localidade é um dos sítios de realização do Censo Neotropical de Aves Aquáticas, pelo CEO, aos cuidados do associado Luciano Monferrari.

Filhotes de Carão (Foto: Silvia Linhares)
© 2011 All right reserved

Todos ficamos muito satisfeitos pelo sucesso dessa excursão, que se deveu em grande parte à detalhada organização prévia feita por Luciano Monferrari e à simpática receptividade dos proprietários da fazenda e, claro, à grande competência culinária de sua equipe de cozinheiras!

Além da expressiva lista de espécies registradas, um grande número de fotografias foram produzidas e uma amostra dessas pode ser vista no site Wikiaves (www.wikiaves.com.br). Na busca avançada, digite em “Local”: “Fazenda Bacury” e em “Município” opte por Anhembi. Para ver as fotos do Rio Piracicaba digite em “Local”: Tanquã e em “Município”: Piracicaba.

É, portanto, um local indispensável de ser conhecido pelos aficionados pela observação e fotografia de aves pois, além de uma avifauna rica e de fácil observação, pode-se desfrutar da agradável hospedagem na fazenda Bacury.


Veja ao final um vídeo com algumas fotos produzidas pelos associados do CEO

Equipe do CEO e o casal Carlos Leôncio e Silene
(Foto: Luciano Monferrari via self-timer)
© 2011 All right reserved

Texto: Luiz Fernando Figueiredo
Edição e Publicação: Silvia Linhares

 © 2011 All right reserved / Todos os direitos reservados / No usage permited without prior written consent / Não usar sem permissão expressa

 Veja a seguir o vídeo-foto da excursão. Pode escolher entre You Tube ou Vimeo.O vídeo é o mesmo!

.

6 comentários:

  1. Muito legal!! Foi um prazer participar dessa deliciosa excursão!! Abç
    Amarildo Jordão

    ResponderExcluir
  2. Mto legal esta fazenda Bacury, são raros os lugares que se dedicam 'a observação de aves, gostei de saber tbem de seu pioneirismo em dedicação 'as aves. Parabens.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela matéria: Texto, filme e fotos estão excelentes! Abs. Godoy.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns!Essa matéria no Blog do CEO ficou tão especial quanto a excursão à Fazenda Bacury.As fotos estão lindas! Célia Moretti

    ResponderExcluir
  5. Belissimo trabalho, parabens a todos que participaram e continuam em buscas de novas descobertas.

    ResponderExcluir