terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Parque Estadual Jurupará


Junto com outros associados do CEO visitamos o Parque Estadual Jurupará, por sugestão do novo associado do CEO Maurício Merzvinskas, que já vem observando e registrando a avifauna dessa localidade e é proprietário de uma área que foi incorporada ao parque.

Julio Guedes, Maurício Merzvinskas, Célia Moretti e
Silvia Linhares (by self-timer)

Logo na chegada à área onde ficamos, um casal de anambé-branco-de-cauda-preta (Tityra cayana) estava edificando seu ninho aproveitando o oco de um tronco vizinho à sede da propriedade.
por Julio Guedes

Também havia, na frente da varanda, numa goiabeira, um ninho de caneleiro-de-chapéu-preto (Pachyramphus validus). O casal se revesava na arrumação do ninho, trazendo material colhido nos arredores. Muitos guaxes (Cacicus haemorrhous) também montaram seus ninhos nas imediações da casa.

por Célia Moretti
Acredito que a preferência e a abundância de aves ao redor da propriedade se deve ao belo lago na frente e lateral e às árvores frutíferas plantadas por ali.


sabiá-pimenta por Silvia Linhares
O sabiá-pimenta (Carpornis melanocephala) que já tinha em dias anteriores se aproximado da pequena sede, respondeu prontamente ao play-back e pousou na nossa frente, na mesma goiabeira onde o caneleiro-de-chapéu-preto tem seu ninho. Ressalta-se aos olhos a imensa quantidade de bem-te-vis (Myiozetetes similis e Legatus leucophaius) que habitam o lago na frente da sede. Ao longe algumas arapongas (Procnias nudicollis) vocalizavam, mas não se aproximaram em resposta ao play-back, mantendo-se distantes da nossa presença. Conhecemos vários trechos da área, mas não exploramos intensamente cada trilha. Foi mais um reconhecimento inicial.


mãe-da-lua por Silvia Linhares
Ao cair da tarde, no comecinho da noite fomos observar aves noturnas. Conseguimos fotografar uma mãe-da-lua (Nyctibius griseus), que respondeu de imediato ao play-back. O que ficou muito evidente na represa, e nos lagos da área que visitamos foi a ausência de aves aquáticas, muito comum nesses lugares. Pudemos observar um único martim-pescador-pequeno (Chloroceryle americana). Em geral, garças, biguás, patos, marrecos e outras, costumam habitar áreas assim. Observamos também que havia abundância de peixes no local.

No total contabilizamos 55 espécies de aves, mas temos consciência que observações mais demoradas e em várias ocasiões e estações do ano poderão registrar muito mais. No retorno uma grande ave de rapina cruzou a estrada, não pudemos identificar a não ser que era uma ave preta grande e tinha um enorme rabo branco. 

A lista das aves observadas pode ser vista no site do CEO: http://www.ceo.org.br/avifest.htm

Texto: Silvia Linhares
Veja a seguir mais fotos da excursão

Por Julio Guedes
por Célia Moretti

por Célia Moretti
por Silvia Linhares

por Célia Moretti

por Célia Moretti

por Célia Moretti

por  Célia Moretti

por Célia Moretti

por Silvia Linhares
por Silvia Linhares
por Silvia Linhares
por Silvia Linhares
por Silvia Linhares

2 comentários:

  1. Silvia, a matéria e as fotos estão muito bonitas!Dá pra se ter uma ótima idéia do que é o Parque Estadual de Jurupará.Agradeço ter citado minhas fotos.Parabéns pelo belo texto!Célia.

    ResponderExcluir