As aves são a porta de entrada para a percepção da natureza, e os recentes recuos nas leis ambientais mostram a necessidade urgente de despertar o amor e o carinho da população brasileira por nosso patrimônio. A proteção ao ambiente deve ser um ato de amor e não de medo à lei, e as aves são aliadas valiosas para operar essa mudança de comportamento. Por outro lado, o livro (de papel ou eletrônico) continua sendo o mais respeitado e eficiente meio de difusão de ideias e de formação de valores.
Nesta palestra, a ornitóloga e escritora Martha Argel falará sobre a presença das aves em livros destinados a públicos variados. A principal reflexão será: como expandir o interesse pelas aves e o respeito pelo ambiente natural, em última análise criando uma sociedade mais ativa na defesa do bem comum, a partir da incorporação do tema à educação e à cultura, tendo os livros como veículo? Para tanto, a palestrante vai falar de sua própria experiência ao produzir guias de campo, livros didáticos, obras infantis e juvenis e literatura de ficção, sempre pautando-se por tal reflexão.
Local da reunião: Auditório Tattersal (em frente ao Museu de Geologia) no Parque Dr. Fernando Costa (Parque Água Branca), Barra Funda, SP.
Olha a Martha (em pé no centro) no estande do CEO durante o Avistar 2012
Foto: Silvia Linhares |
Nenhum comentário:
Postar um comentário