terça-feira, 26 de setembro de 2006

Mini-curso de Introdução à Prática de Observação de Aves

O resultado do nosso primeiro mini-curso foi um sucesso em todos os sentidos. Tivemos participantes dos estados de Alagoas e Pernambuco. A maioria eram alunos de Biologia, porém tivemos também a participação de um advogado, um turismólogo, uma bióloga e outras pessoas com o intuito apenas de aprender as técnicas de se observar aves, e como identificá-las.


O mini-curso foi realizado nos dias 16 e 17 de setembro, no Parque Estadual de Dois Irmãos (onde se localiza o zoológico do Recife).


No primeiro dia foi realizada a aula teórica, onde foram abordados temas como a história da Ornitologia no Brasil, as metodologias aplicadas na observação de aves, a etnoornitologia, as contribuições da OAP para a Ornitologia brasileira, etc. 

As espécies mais comuns e os cantos de algumas espécies foram mostradas no final da aula.



No dia seguinte, os observadores tiveram a prática de campo, onde em primeiro plano, foram feitas apenas observações diretas. Depois do contato visual, partimos para o contato auditivo, onde percorremos diversas trilhas no Parque Dois Irmãos, que é uma reserva de Floresta Atlântica. Daí, os alunos viram a importância em se conhecer as vozes das aves em ambientes florestais.

Muitos dos participantes ficaram bastante felizes ao ver espécies como o soldadinho (Pipra rubrocapilla), o dançarino (Chiroxiphia pareola), a rendeira (Manacus manacus) e o pica-pau-de-asa-vermelha (Veniliornis affinis).


Conseguimos com este curso, obter resultados valiosos, que foi o de incorporar nas pessoas o prazer em se observar as aves na natureza, e esperamos poder futuramente, realizar mais eventos deste porte.

Glauco Pereira
Observadores de Aves de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário