domingo, 4 de setembro de 2011

Caetano Beccari: "um verdadeiro espírito ativista ecológico"

Sr. Caetano discursando em agradecimento
O CEO  homenageou uma pessoa muito especial e muito querida com o "Título Honorário de Associado do CEO" neste último sábado durante visitação do HASP - Hospital de Aeronáutica de São Paulo. 

Nosso intuito é destacar a participação do Sr. Caetano Beccari que com um espírito sempre renovado ensina aos mais jovens o que é ser um verdadeiro ativista ecológico.

O Sr. Caetano Beccari apóia, com toda disposição, o CEO nas visitas de levantamento da Avifauna realizadas nas áreas militares da FAB (Hospital de Aeronáutica de São Paulo - HASP e Base Aérea de São Paulo - BASP).

Por sua influência, os integrantes do CEO adotaram a prática de plantar mudas arbóreas em todas as visitas de levantamento da Avifauna em áreas militares, como uma ação ambiental e ecológica, favorecendo o aumento de oferta de alimentos para as aves que ali transitam ou fazem seus lares.

O Sr. Caetano, hoje aos 88 anos, é nascido em Santo Antônio da Posse, no interior de São Paulo, 1º Tenente, aposentado da FAB, casado, dois filhos.

Sr. Caetano e sua esposa no momento do recebimento do título
“Sou de um tempo em que tirávamos da terra a nossa sobrevivência, plantávamos cereais e legumes além de enormes árvores frutíferas. Sou nascido em Santo Antônio da Posse, no interior de São Paulo, onde criávamos porcos, bois e vacas. O carro de boi era o meio de transporte e a comida era feita no fogão de lenha. Fui criado no meio do mato, comendo fruta do campo e brincando com cachorros. Foi nessa época que aprendi a fazer enxertos e tratar árvores frutíferas como a laranjeira-lima, limão galego, mexerica, uva, acerola, abacate e jabuticaba. A gente tinha que usar os recursos naturais para fertilizar a terra.


Se você entende que todos dependem da natureza, você a trata bem. As gerações atuais perderam essa percepção porque tudo bem pronto  e industrializado. Por isso, meu objetivo é tentar levar essa vivência para elas mostrando que  o contato com a natureza pode unir pais e filhos.  Foi isso que aprendi com meu pai,e que venho praticando durante a minha vida.
Os participantes no último sábado

Aos 19 anos vim para São Paulo, entrei para a Aeronáutica e me formei na Escola Técnica de Aviação. Trabalhei a vida toda como especialista em hidráulica, trabalhei inclusive nos aviões que  voltavam da Itália na época da Guerra.

Mas a paixão pelas árvores e pela natureza sempre esteve presente em minha vida.  A casa onde moro, em Moema, na zona Sul de São Paulo, foi comprada em 1963 quando o bairro ainda era formado de ruas de terra e postes de madeira.

Ainda não existiam shoppings e prédios. Construí meu quintal e plantei meu pomar que cultivo até hoje. Tenho dois pés de caquis que foram plantados quando meus filhos nasceram. Em casa são palmeiras, mangueiras, pés de acerola, entre outras. Cuido delas diariamente. As plantas são motivo de satisfação na minha vida e são o meu bem-estar. Cuidar delas é para mim um ato de saúde.

A partir de 1992 quando me aposentei, voltei para a Aeronáutica como voluntário. Meu objetivo era o de plantar árvores frutíferas, foi a decisão de me ocupar  na velhice com aquilo que aprendi na infância. Já plantei mais de 700 árvores. Também comecei a fazer palestras em escolas, nelas falo sobre o valor da terra, da plantação e do trabalho de agricultor: como selecionar a semente, preparar a terra, plantar e tratar fazendo com  que as árvores prosperem e produzam seus frutos, para então colhê-los.” (Entrevista concedida em 2009 por ocasião de homenagem da Direção do HASP)

Fábio Ferrão e Sr. Caetano Beccari

Pessoas como o Sr. Beccari inspiram as gerações mais novas com o seu exemplo.

Esperamos que seu legado possa ser repassado para nossos filhos e nossos netos, e assim sucessivamente.

Que as selvas urbanas possam sempre contar com alguém assim para se humanizar um pouco, deixando a natureza manifestar-se em nosso dia a dia, mesmo em pequenas proporções.

Que as nossas aves possam sobreviver, felizes, nos grandes espaços urbanos em árvores plantadas por ele e por todos nós, que seremos sempre seus fiéis seguidores.

São pessoas como ele que motivam a criação e manutenção de entidades como o CEO. 

Sr. Beccari, agora, oficialmente e definitivamente, o senhor é um dos nossos. Continue sendo muito bem vindo.

Integrantes do CEO
Texto: Silvia Linhares/Entrevista concedida em 2009 por ocasião de homenagem da Direção do HASP
Fotos: Fábio e Dinêila Ferrão e Silvia Linhares

Veja a seguir diversos momentos registrados nos últimos anos da participação do Sr. Caetano Beccari.

















Saiba mais sobre seu trabalho:
Moema tem um semeador: Caetano Beccari

 

 

 


7 comentários:

  1. Grande Sr. Beccari, muito merecida a homenagem!!!!

    PARABENS!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabens ao Tem Becari. Que história de vida bonita! É bom fazer a difenreça. A homengagem do CEO foi mais do que merecida!.

    ResponderExcluir
  3. O Sr. Beccari é uma pessoa muito querida pelos integrantes do CEO que participam das atividades nas áreas militares. Parabéns pela homenagem!
    Infelizmente não pude estar presente nessa bela homenagem, mas fica aqui meu carinho, admiração e respeito ao querido amigo Beccari.

    ResponderExcluir
  4. Amigo Beccari, o seu exemplo de vitalidade me fortifica na luta que faço a prol do nosso meio ambiente.

    Um grande abraço e felicidades.

    Parabéns Silvia pela matéria.

    Abraços, Ferrão

    ResponderExcluir
  5. O Sr.Beccari é realmente um exemplo de vida e que continue passando suas grandes experiências vividas.

    Silvia, parabéns pela matéria, está excelente.

    Um abraço, Dinêila

    ResponderExcluir
  6. Me sinto lisonjeada por na minha 1ª passarinhada com o CEO já ter participado de uma homenagem tão importante!

    O mundo precisa de pessoas assim, como o Sr. Beccari!

    Abraços,
    Chayene Tomiuc

    ResponderExcluir
  7. Parabéns a Caetano Beccari pela homenagem. Ele é um exemplo de preservação ambiental a todos nós.
    Geraldo Nunes
    Jornalista

    ResponderExcluir