segunda-feira, 21 de março de 2011

Rádio Paisagem: Uma rádio que toca a biodiversidade brasileira e sintetiza a paisagem sonora de cada região do país, a partir do canto de suas aves.

Foto: Demis Bucci
Ferreirinho-de-cara-parda
Poecilotriccus latirostris
A memória se constrói a partir de pequenas lembranças, detalhes da vida de cada um de nós, que unidos, se concretizam como memória nacional. O som dos silêncios do Brasil afora é desse tipo de matéria sutil, que constitui o sonho e que se embrenha na alma. O canto do sabia, do joão-de-barro, tico-tico e pardal, o canto triste do jaó, do inambu e da araponga. de alguma maneira estão guardados lá no fundo das lembranças junto com o cheirinho do café, o cheiro da terra molhada e tantas outras. Essa riqueza sonora se reflete na literatura, na música, poesia, na web...


A Rádio-paisagem oferece uma recriação sensível das sonoridades regionais a partir de um conjunto discreto de sons, como o canto as aves, o ruído do vento, cachoeira, riacho, etc..; disponibiliza assim uma forma atraente e contemporânea de resgate e co-criação dessa memória para ser ouvida, apreciada.

Rádio Paisagem é uma criação de Guto Carvalho, Programação bonacode. Texto Biomas: Francisco Mallet - Dedoverde
- Agradecimentos: Bob Planqué, Jeremy Minns, comunidade de gravadores do www.xeno-canto.org

Clique aqui para saber mais: Radio Paisagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário