quarta-feira, 2 de agosto de 2006

Censo Neotropical de Aves Aquáticas


Realizamos nos dias 29 e 30 de julho de 2006 a segunda etapa do Censo Neotropical de Aves Aquáticas, visitando o Reservatório Billings e uma área na várzea do rio Embu-Mirim, no município de Embu.

Na Billings, contamos com o apoio da EMAE, que nos cedeu um barco para o trajeto. Ao contrário do que ocorreu na primeira fase, em fevereiro, havia desta vez um número menor de biguás e garaças-brancas-grandes, de modo que foi possível realizar a contagem dessas espécies, o que foi impossível em fevereiro, dado o grande número de indivíduos dessas espécies.

A área da várzea do rio Embu-Mirim que visitamos, corresponde a uma área em que está prevista a criação de um parque, como compensação ambiental pela construção do Rodoanel-Sul, cujas vias passarão no entorno dessa área. É supreendente o número de indivíduos de algumas espécies que se concentram ali, difíceis de serem vistas em outras regiões da Grande São Paulo. Vimos em torno de 200 pernilongos, Himantopus melanurus, 57 marrecas-toicinho, Anas bahamensis, 8 narcejas, Gallinago paraguaiae, além de diversas outras espécies aquáticas.

Um comentário:

  1. Muito bem!
    Parabéns pelo excelente e permanente trabalho realizado.
    Ficou muito bom o relatório com as fotos e a formatação di blog.
    Acho que estamos caminhando para um bom modelo de comunicação!
    Vamos em frente!

    ResponderExcluir