quinta-feira, 31 de agosto de 2006

Proposta criação da Estação Ecológica de Andrade Silva

Eucaliptos com vegetação nativa no sub-bosque
Por iniciativa do pesquisador Hideyo Aoki, responsável pela Floresta de Avaré, foi proposta ao Instituto Florestal do Estado de São Paulo, órgão da Secretaria do Meio Ambiente, a criação da Estação Ecológica de Andrade Silva, que resguardará componentes significativos da vegetação que originalmente ocorria em seu solo.

Cerrado em recuperação
O Horto Florestal de Andrade Silva, com uma área de 720,39 ha , foi criado pela Estrada de Ferro Sorocabana, para o plantio de espécies de eucalipto, para atender as necessidades madeireiras, principalmente peças de dormente e lenha para caldeira. Com a desativação de grande parte das ferrovias do Estado, áreas de reflorestamento como a do Horto Andrade Silva, foram transferidas para a guarda do Instituto Florestal. Os poucos eucaliptos remanescentes e a idade do reflorestamento, permitiu que a vegetação natural se desenvolvesse em sub-bosque.

Mata ciliar do rio Novo e cerrado
Rio Novo

Considerando que a cobertura vegetal natural em regeneração nessa área é formada por vegetação de cerrado, bioma que originalmente ocorria nesta região e que hoje encontra-se distribuído em inúmeros fragmentos de pequena dimensão no Estado de São Paulo, e que a área do Horto Florestal Andrade Silva, após a sua recuperação total, será um fragmento representativo deste bioma na região, formando com a vegetação ciliar do rio do Novo um excelente corredor para as espécies animais e vegetais, a proposta de mudança da categoria do Horto para unidade de conservação de proteção integral, categoria de manejo de Estação Ecológica, é a melhor forma de resguardar seus atributos naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário