quarta-feira, 9 de maio de 2012

Excursão ao Núcleo Itariru, Parque Estadual da Serra do Mar.



Luiz Fernando, Silvia Linhares e André Ricardo
Dando prosseguimento ao levantamento de aves em Unidades de Conservação do estado de São Paulo,  atendendo projeto de pesquisa aprovado pelo COTEC do Instituto Florestal, três membros do CEO visitaram nos dias 6 a 8 de abril de 2012 o Núcleo Itariru, do Parque Estadual da Serra do Mar, cuja sede está situada no município de Pedro de Toledo. 

Nesse levantamento foram detectadas  108 espécies, 59 destas documentadas com fotografias, postadas no site Wikiaves. 

A lista de aves pode ser vista no site do CEO: http://www.ceo.org.br/avifest.htm


Um interessante registro foi o do casaca-de-couro-da-lama, Furnarius figulus, espécie que se expandiu recentemente para o estado de São Paulo, e este é provavelmente o registro mais ao sul da distribuição dessa espécie.
Casaca-de-couro-da-lama (Furnarius figulus) - Wing-banded Hornero
Boa parte do Núcleo é uma área recentemente incorporada ao Parque, ainda em processo de desapropriação. Há duas estradas que percorrem o Núcleo e que facilitam bastante o acesso a seu interior. O Núcleo dispõe também de uma sede bem estruturada.

A mata
A cidade de Pedro de Toledo é pequena mas muito acolhedora e bastante utilizada para turismo. Dispõe de diversas pousadas e bons restaurantes. É portanto, um destino de observação de aves a ser melhor aproveitado, tendo em vista o excelente potencial de diversidade de sua avifauna.

Texto: Luiz Fernando Figueiredo
Fotos: Silvia Linhares

2 comentários: