quarta-feira, 30 de maio de 2012

Visita à Fazenda Meandros


Luiz Fernando Figueiredo (Foto: Chayenne Tomiuc)
O CEO tem com uma de suas pautas de ação o reconhecimento da avifauna do estado de São Paulo e assim tem contribuído com levantamentos de avifauna em diversas localidades desse estado. 

Para diversas Unidades de Conservação oficiais, os levantamentos feitos pelo CEO constituem as primeiras informações sobre as aves que lá ocorrem. Este ano o CEO iniciou uma atividade de levantamento de aves também em unidades de conservação particulares, as RPPNs, como colaboração ao conhecimento da biodiversidade dessas áreas e também em reconhecimento à iniciativa conservacionista dos proprietários dessas áreas.

Marina Amaral (Foto: Chayene Tomiuc)
Nos dias 26 e 27 de maio de 2012 uma equipe do CEO visitou a fazenda Meandros, no município de Ibiúna, SP, onde estão situadas três áreas constituídas como RPPN. Foram registradas 59 espécies, três delas classificadas oficialmente em algum grau de ameaça de extinção. 

Constatou-se também que trata-se de uma área com bom potencial para o turismo de observação de aves, por estar situada próxima da cidade de São Paulo, facilidade de acesso e manter remanescentes de mata atlântica nativa bem preservados.

A lista de aves está disponível nessa página do site do CEO. Clique aqui

Texto: Luiz Fernando Figueiredo
Fotos: Chayene Tomiuc

9 comentários:

  1. Muito interessante! Todos os responsáveis pelo trabalho estão de parabéns. Toda vez que citamos nomes incorremos no erro de esquecer alguém porém, acho que não será demais reconhecer e agradecer a presença constante da Sílvia Linhares nas atividades do Blog do CEO, e a do Luiz Fernando em todos os assuntos do CEO. Também não posso deixar de reparar e citar o empenho da Chayene neste trabalho e dizer a ela que eu também teria tremido, e muito, se estivesse no seu lugar na hora do encontro com o Sabiá Pimenta. Muito, muito legal, a foto (as fotos) e o depoimento sincero.
    Parabéns a todos.
    Adhair Ricci Junior (Nudicephalus coerebafilhadus)

    ResponderExcluir
  2. Maravilha.... pena que não pude participar.
    Parabéns aos colegas que estiveram por lá!
    Abraços
    André Ricardo (Locomhias duopersonatus)

    ResponderExcluir
  3. trabalho interesante se todos penssa-sem assim o mundo seria muito melhor

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Sou bióloga e estou desenvolvendo um estudo sobre iniciativas que utilizam aves como subsídio para a Educação Ambiental. Gostaria de saber se o CEO tem algum projeto nesta linha, e como faço para entrar em contato.
    Maiores informações sobre o estudo e o questionário encontram-se no endereço: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?fromEmail=true&formkey=dFFfd2dIY0dmRzEyX2dPblU0bHZha1E6MQ

    Ele é bem curto e não deve levar mais do que 10 minutos para ser preenchido.

    Agradeço a atenção! Qualquer dúvida, crítica ou sugestão, estou à disposição.

    Abraços,
    Natália

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natália, por favor, entre em contato direto com o fale conosco do site do CEO. http://www.ceo.org.br/

      Excluir
  5. Importante que vcs participem na camará técnica que debate o PDPA da APRM da bacia Alto Juquia, Acompanhe no site do Comit~e da bacia do Vale do |Ribeira

    ResponderExcluir
  6. Importante que vcs participem na camará técnica que debate o PDPA da APRM da bacia Alto Juquia, Acompanhe no site do Comit~e da bacia do Vale do |Ribeira

    ResponderExcluir